Engenharia civil EaD ou presencial: um guia para escolher a modalidade ideal para a sua formação

Escrito por fabriciokenyti

20/01/2022

A escolha da instituição de ensino que vamos seguir cursando é um investimento de vida. Mas a realidade dos brasileiros não permite que eles sigam a mesma modalidade presencial de ensino: alguns têm que trabalhar, outros não têm condições de se manter em uma graduação, entre outros. Para ajudá-lo a fazer a escolha certa, vamos apresentar os prós e os contras de escolher a modalidade presencial ou à distância de ensino, e responder as principais dúvidas dos futuros estudantes de engenharia. Porém, já dou um spoiler: as duas modalidades são excelentes!

Muitas pessoas têm a impressão de que um bom engenheiro é aquele formado em uma faculdade pública renomada. Isso é um engano. Atualmente, muitas faculdades particulares possuem um ensino de qualidade no mesmo nível que uma pública. Existem diversos engenheiros formados na modalidade privada de ensino que levam a profissão a sério. Eu sou uma dessas pessoas, e sempre tive uma educação acadêmica de excelente qualidade.

No guia abaixo você vai entender a diferença entre uma graduação feita na modalidade EaD daquela presencial. No final, ainda vamos dar mais algumas dicas bônus para enriquecer o currículo para alavancar a sua vida profissional de uma vez!

Mas… existe mesmo faculdade de engenharia civil EaD?

Sim! Existem muitas faculdades que oferecem o curso de engenharia civil à distância. Não só isso: existe a modalidade de ensino semipresencial também, que junta os benefícios do EaD e da formação presencial. A qualidade do ensino das universidades de ensino remoto, muitas vezes, são tão boas quanto as presenciais. O cuidado que você tem que ter é o mesmo de sempre: olhar a avaliação dos estudantes e a nota do MEC antes de escolher uma instituição.

Além disso, é interessante olhar outras informações sobre a instituição de ensino, como por exemplo:

  1. A qualidade do corpo docente: para isso, você pode fazer uma breve pesquisa no Google sobre cada um. Uma das formas mais práticas de conhecer as qualificações acadêmicas e profissionais de alguém é acessando a página do Lattes. Coloque o nome do profissional no site e você encontrará todas as informações da formação dele!
  2. Infraestrutura adequada e completa: observe se a faculdade tem um bom suporte virtual e presencial para tirar dúvidas e resolver problemas, tanto com professores como com a própria instituição de ensino. Para isso, você pode analisar os recursos voltados para assistência virtual e presencial na própria página da instituição!
  3. Metodologia de ensino: na hora de escolher uma faculdade, é interessante olhar a grade curricular do curso de engenharia civil que ela oferece. Existem muitas faculdades com focos diferentes, e você precisa escolher a que se adequa mais aos seus objetivos profissionais.
  4. Forma de ingresso: o diferencial da universidade com modalidade de ensino à distância é, justamente, a chance de entrar nela sem grandes burocracias. Veja se a faculdade aceita nota do ENEM ou tem vestibular online; são coisas que podem facilitar sua vida.
  5. Bolsas e descontos: a faculdade EaD geralmente possui um preço mais acessível do que uma presencial. Além disso, elas também oferecem vários tipos de desconto, seja por renda ou por nota do ENEM.
  6. Parceria com empresas para estágio: uma grande dificuldade dos estudantes dessa modalidade é encontrar estágio durante a graduação. Então verifique se a universidade presta suporte para ajudar o estudante a entrar na vida profissional.

Uma das maiores vantagens da popularização do ensino à distância é ter possibilitado que cada vez mais pessoas se tornem engenheiros, tornando o curso mais acessível. Embora isso gere algum tipo de preconceito, isso abre a oportunidade de cada vez mais aparecer profissionais bem qualificados no mercado.

Vale a pena investir em um curso de graduação EaD em engenharia civil?

Depende. Na hora de escolher uma instituição de ensino, você tem que levar em consideração diversos fatores que vão tornar possível acrescentar uma graduação na sua rotina. Veja 5 motivos que o EaD pode ser uma boa opção de modalidade de ensino:

  1. Flexibilidade de horários: por ser totalmente online, o aluno acaba não precisando gastar tempo e dinheiro com deslocamento até a faculdade presencial. Na correria do trabalho e da vida, esse pode ser o diferencial que vai permitir que você conquiste uma graduação em engenharia civil.
  2. Custo-benefício excelente: por conta da economia com estrutura e manutenção, a faculdade EaD costuma ser mais barata que uma presencial. Além disso, elas oferecem diversas bolsas, especialmente para quem tenta um ingresso pela nota do ENEM. Confira os valores e descontos na página da universidade de seu interesse!
  3. Ajuda a ter habilidades requisitadas no mercado: gestão de tempo, proatividade e autonomia são habilidades exigidas pelo mercado e que são desenvolvidas ao longo de uma graduação à distância. Isso porque uma grande disciplina é exigida para se manter num curso à distância até o fim sem se deixar atrapalhar pelas distrações do dia a dia.
  4. Mesma qualidade do ensino presencial: a maioria das grandes universidades que oferecem o ensino à distância possuem uma ótima estrutura para que essa mobilidade seja ofertada com qualidade para o aluno. O corpo docente é, também, composto por pessoas que têm qualificações muito boas dentro da área de ensino.

Ainda que muitas pessoas tenham preconceito com universidades que têm o ensino à distância, é preciso lembrar que, no diploma, não indica se a instituição de ensino é EaD ou presencial. Ou seja, as pessoas só vão saber se você falar. No fim das contas, o que vai importar na área de engenharia é a sua experiência prática em estágios e, também, cursos complementares. Investindo em uma formação de qualidade e com muita prática, você se torna alguém desejado no mercado de trabalho.

Para ajudar a complementar a sua formação, separamos aqui algumas dicas do que você pode fazer. Lembre-se que a qualidade da sua graduação depende exclusivamente de você e do quanto você se dedica a ela.

Busque estágios na área

É comum o curso de engenharia na faculdade focar bastante na teoria e não na prática. Isso significa que tem muita coisa que você vai aprender só no mercado de trabalho, quando buscar algum estágio. Em ambas as faculdades de modalidade EaD e presencial existem bancos de vagas e um direcionamento profissional para os alunos do curso.

O estágio é o primeiro contato com o mercado de trabalho, e é o momento em que você terá mais oportunidade de aprender com seus erros e acertos. Para ser um engenheiro requisitado no mercado de trabalho, é imprescindível que você procure um estágio e busque aprender com ele. É no estágio que você também fará um networking com profissionais da área, o que vai te ajudar na hora de encontrar um emprego ou fechar negócios no futuro.

Antes de escolher uma universidade, independente de ser online ou EaD, busque entrar em contato com alunos ou buscar avaliações no Google que possam te informar se a instituição de ensino oferece um suporte de qualidade para o aluno entrar no mercado de trabalho. Já que esse vai ser seu diferencial, não custa nada pesquisar com mais cuidado antes de escolher.

Invista em cursos complementares

Dentro e fora da internet existem vários cursos de qualidade para complementar a sua formação. Os cursos online em instituições virtuais poderão ser o diferencial no seu currículo e impulsionar a sua carreira mais rápido. Assim como nos outros cursos, na área de engenharia é fundamental se manter atualizado para ser um bom profissional.

Pensando nos estudantes que querem se tornar engenheiros de sucesso, separamos aqui algumas instituições de ensino que têm ótimos cursos online e presencial.

Instituto Brasileiro de Educação Continuada (Inbec)

O Inbec é uma grande escola que oferece diversos cursos focados na área de engenharia e arquitetura. Eles também têm cursos de pós-graduação. Todos esses são ofertados nas modalidades online, híbrida e presencial.

Eles possuem mais de 30 unidades no Brasil inteiro, então essa é a hora de aproveitar e aprender com excelentes professores da área e enriquecer a sua formação acadêmica e profissional.

Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG)

O IPOG tem excelentes cursos de graduação, especialização, pós-graduação, entre outros cursos na área de engenharia. Eles oferecem cursos tanto na modalidade à distância como na presencial. E o melhor: eles têm 52 unidades em todo o país, então provavelmente vai ter alguma pertinho da sua casa.

Cursos complementares na própria universidade

Toda universidade oferece cursos e palestras que ajudam a complementar a formação do aluno com uma certa regularidade. Fique atento ao seu calendário acadêmico, já que essa também é uma oportunidade de fazer um networking com palestrantes e alunos de várias áreas da engenharia! A pandemia tornou necessária a adaptação do ambiente físico para o meio digital, e nas universidades não foi diferente. Todos tiveram que mudar a faculdade para o EaD, e vemos que a qualidade de ensino não muda em nada. Qual modalidade você preferiria escolher para estudar? Diz para a gente nos comentários!

Últimas Matérias

9 Maneiras para aumentar o faturamento com projetos complementares

Iniciar uma carreira de maneira autônoma é um desafio para a maioria dos engenheiros, sejam eles recém-formados ou não. Seguir esse caminho pode parecer um grande desafio, mas aplicar as técnicas abaixo corretamente irá fazer a diferença no faturamento dos seus...

Design generativo: o futuro dos projetistas fortes do mercado

Menos tempo de trabalho, mais informação, interação, alinhamento e opções de resultados disponíveis para a decisão final do projeto Colocar o design generativo como a principal maneira, atualmente, para projetistas que desejam permanecer no mercado de forma...

Categorias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar

9 Maneiras para aumentar o faturamento com projetos complementares

Iniciar uma carreira de maneira autônoma é um desafio para a maioria dos engenheiros, sejam eles recém-formados ou...

Luminotécnica: qualidade de vida e a simulação de projetos com utilização de softwares

Quem busca compreender a luminotécnica certamente se atêm a duas premissas iniciais. A primeira é a do receio de seus...

Design generativo: o futuro dos projetistas fortes do mercado

Menos tempo de trabalho, mais informação, interação, alinhamento e opções de resultados disponíveis para a decisão...

6 dicas para ser mais produtivo no home office

Passar do prazo dos projetos, trabalhar até tarde da noite, ficar com preguiça de trabalhar… Essas são algumas das...

4 potenciais clientes para sua empresa de projetos de engenharia (e como conquistá-los!)

Objetivo: mostrar ao engenheiro que não sabe quem são seus potenciais clientes. Arquitetos, engenheiros. Sempre que...

Gestão de Relacionamento com Cliente (CRM): A Estratégia que vira a Chave do Lucro do seu Negócio.

Um sistema inteligente de gerenciamento promove orientação, organização, conexão, satisfação e fidelização dos...

O que é BIM? Entenda de uma vez por todas e Descubra uma Incrível Oportunidade de Mercado que virou Decreto.

O QUE NÃO É BIM Para começo de conversa, BIM NÃO É um software ou uma ferramenta de trabalho. BIM é uma METODOLOGIA....