9 Maneiras para aumentar o faturamento com projetos complementares

Escrito por fabriciokenyti

21/01/2022

Iniciar uma carreira de maneira autônoma é um desafio para a maioria dos engenheiros, sejam eles recém-formados ou não. Seguir esse caminho pode parecer um grande desafio, mas aplicar as técnicas abaixo corretamente irá fazer a diferença no faturamento dos seus projetos!

Você sabe que eu sou do time dos projetos complementares, né? É o meu nicho na Engenharia Moderna e eu incentivo todo mundo a trilhar esse caminho, caso haja o mínimo de interesse pela arte de projetar. Não posso dizer que eu não sou apaixonado por projetos, porque seria mentira. E considero importante que a gente escolha trabalhar com algo que a gente gosta, caso contrário penso que a vida pode se tornar muito chata a longo prazo. Mas posso dizer que optei pelo segmento por conta do baixo investimento necessário para dar início ao trabalho. Porém, imediatamente percebi como desafio a seguinte pergunta: como posso aumentar os lucros dos meus serviços e projetos?

Com isso, logo de cara esbarrei com o “problema” da clientela. Primeiro porque eu não sabia me vender. Para você ter uma ideia, até curso de improviso eu fiz para vencer a timidez. Segundo, porque, além dos professores e colegas da faculdade ou estágio, eu não conhecia ninguém do mercado para me ajudar com indicações.

Por isso, ter uma ou mais estratégias de atração do público-alvo para o seu negócio é indispensável para sua sobrevivência, lucratividade e motivação. Não dá pra ficar esperando a sorte bater na porta, nem o cliente cair do céu. Principalmente se você está dando os primeiros passos na carreira. Estabelecer o seu nome e sua marca é essencial para atrair e fidelizar os clientes.

Para isso, trouxe nove sugestões simples e fáceis de realizar na sua cidade, e até fora dela, já que a área de projetos pode ser completamente desenvolvida de maneira remota, ou seja, online (mais um benefício). Foram sugestões que ajudaram a aumentar os meus lucros e a satisfazer as expectativas dos meus clientes.

POR QUE ESCOLHI A ÁREA DE PROJETOS?

Quando me formei, não fazia ideia do que fazer ou do que eu gostava dentro da engenharia, e muito menos tinha ideia de por onde começar. A única coisa que eu sabia era que iria permanecer na minha área de formação. Eu queria permanecer e pertencer à classe de engenheiros. Só não sabia como…

Não me sentia preparado para me jogar sozinho num serviço. Me sentia inseguro, achava que precisava de supervisão ainda. Por isso, minha primeira medida foi me inscrever em vários cursos de capacitação, pós-graduação, etc. Fortaleci meu conhecimento técnico e, em paralelo, descobri quais assuntos me interessavam mais.

Paralelamente, pesquisei a viabilidade econômica e financeira das possíveis áreas de atuação e, também, o volume de investimento necessário para começar a ofertar os serviços.

Sem sombra de dúvidas, a área que necessita de menos investimento para que você possa começar o seu negócio na engenharia civil é a área de projetos. Basta um computador, softwares, dedicação, comprometimento e alguns impostos e taxas, se você precisar de CNPJ.

COMO CONSEGUIR CLIENTES PARA PROJETOS

Para diminuir a ansiedade com relação aos clientes e ao faturamento, listei várias dicas práticas para você construir a sua estratégia de captação. Execute-as mesmo com vergonha ou medo. Não espere a execução perfeita para dar o primeiro passo. Feito é melhor que perfeito, como dizem por aí. E é verdade! Com a prática se alcança o aperfeiçoamento. Se jogue e, se for o caso, faça parcerias para aprender e aumentar a autoconfiança (usei bastante essa estratégia também. Se quiser saber mais sobre parcerias, deixe nos comentários)!

  1.  Ganhe autoridade no meio digital

Se você ainda não investe em redes sociais, antes de mais nada, sugiro começar fortalecendo sua presença digital. Nesse momento de grande foco no mundo online, isso se torna essencial. De início, focar em apenas uma mídia digital pode ser o suficiente, mas expandir para outras é essencial. Essa parte é com você! O importante é se comprometer a alimentar as redes sociais com informações sobre si e a empresa. Você pode usar um perfil como profissional autônomo do setor de projetos em que leve o seu nome ou com o nome da sua marca, da sua empresa.

Busque se apresentar de forma coerente. Demonstre seus valores morais e seu conhecimento, divulgue suas ofertas, seus produtos  e a solução que eles podem trazer na vida dos seus clientes. Quanto mais mostrar o seu serviço, aumenta a confiança do cliente e, consequentemente, maximiza o faturamento dos seus projetos. Existem várias redes sociais que irão te auxiliar nesse objetivo, cada uma com suas especificidades: Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter, entre outros.

Siga e faça conexão com todos os escritórios, profissionais influentes, potenciais clientes, colegas de profissão da sua região e perfis de engenharia. Interaja com os perfis nas postagens, stories, publicações. Lembre-se: o intuito das redes sociais é gerar interação entre as pessoas, marcas e empresas. Aproveite!

  1.  Cadastre-se nas plataformas de serviços de freelance

A primeira maneira de gerar ou aumentar seu faturamento com projetos complementares é através do cadastro nas plataformas de serviços como freelancer. A Habitissimo e a Ieng são específicas para engenheiros e arquitetos, e possuem tanto versão gratuita quanto paga. Já a Workana, GetNinjas e Solotudo são plataformas generalistas que contemplam alguns serviços de engenharia. Invista no seu portfólio e no seu networking para conquistar sua rede de clientes fiéis!

  1. Entre em contato com arquitetos e designers de interiores

Arquitetos e designers de interiores são parceiros estratégicos para projetistas. Apesar de alguns arquitetos elaborarem seus próprios projetos complementares, a maioria não trabalha com isso e concentram a atenção no âmbito arquitetônico. Isso é essencial, já que não é possível trabalhar sozinho. Para uma melhor gestão do seu projeto, trabalhar com profissionais de outras áreas irá otimizar o seu serviço.

Para efetuar o contato de maneira organizada e assertiva, faça buscas (boca a boca, anuários e revistas de arquitetura, internet, redes sociais) e crie uma lista com todos os profissionais dessas áreas que encontrar na sua região.

Elabore uma apresentação sobre você/sua empresa e o seu trabalho, reforce seus pontos fortes, habilidades e expertise.

Faça contato por telefone, se coloque à disposição para ajudar, marque um encontro presencial, se for o caso. Para ajudar, aqui tem um modelo de apresentação que você pode adaptar e usar quando precisar.

  1.  Faça parceria com engenheiros

Aqui encontramos a mesma lógica dos arquitetos e designers. Muitos engenheiros não trabalham com projetos e podem vir a ser seus principais clientes, o que é o meu caso. Eu projeto, principalmente, para engenheiros e construtoras. Na minha empresa, a quantidade de clientes finais que buscam o meu serviço é relativamente baixa em termos percentuais.

Além disso, existem diversas áreas na engenharia, e entender a necessidade de cada um desses clientes é importante para se traçar os objetivos da sua empresa. Tanto você como o cliente precisam ter uma noção da expectativa do projeto final antes de fechar contrato.

  1.  Tenha um bom relacionamento com os síndicos

O síndico é aquele que terá conhecimento total de todas as obras do condomínio. Isso significa que ter um bom relacionamento e ter projetos transparentes com ele é o ideal para a realização de uma boa obra. É o síndico que irá alinhar com você as melhores formas de fazer um projeto.

Sem dúvidas, esse profissional mantém uma relação muito próxima com pessoas que podem querer realizar uma obra. E se tem obra, tem projeto. Portanto… é público de interesse para nós. Quanto maior o networking, mais terá clientes e um faturamento satisfatório.

  1.  Interaja com corretores de imóveis

Se síndicos são indispensáveis para fazer obras e reformas, a participação dos corretores de imóveis também é fundamental. É interessante que você faça uma lista desses profissionais, entre em contato, e desenvolva seu networking com eles. É esse profissional que faz o intermédio das compras e vendas de imóveis, então criar um relacionamento com eles abre portas para futuros projetos. Assim, você consegue gerir melhor o seu negócio e lucrar com eles.

  1.  Fique atento aos editais de licitação

As empresas de engenharia podem prestar serviços para o governo por meio da participação de licitações para obras públicas. O setor público divulga editais para a inscrição de empresas de construção civil com frequência, então você precisa ficar atento e procurá-los. É preciso ficar atento, também, às exigências e requisitos do edital, ver quais são os riscos e as compensações de aceitar esse tipo de serviço. Uma análise do faturamento desse tipo de projeto evita perdas financeiras futuras.

Existem diversas vantagens de participar de uma licitação, como o aumento do prestígio e confiança na empresa que já realizou uma obra pública, a maior chance de lucrar mais com o projeto, a redução dos custos de publicidade, entre outros. Por isso, para consolidar o seu nome e lucrar mais com seus projetos, investir nas licitações pode ser o diferencial.

8. Fique atento aos novos negócios que estão surgindo na cidade

Ter o conhecimento da concorrência na sua área é importante para a elaboração de sua estratégia de negócios. Fazer uma observação e análise dos concorrentes não é copiá-los ou torná-los inimigos, mas sim compreender de que forma a existência deles afeta o comportamento do seu consumidor. Além disso, ao estudá-los, você vai saber exatamente qual a necessidade que o seu cliente busca e ainda não é solucionada nas outras empresas. Lembre-se: o cliente vem até você para solucionar um problema, e se a sua resolução for atrativa, ele será fiel ao seu serviço.

9. Alcance o cliente final

O boca a boca é uma excelente forma de atrair clientes, pois é resultado do seu trabalho satisfatório em que, ao chegar aos ouvidos de potenciais consumidores, gera mais confiança. Porém, esse tipo de divulgação alcança um número limitado de pessoas e dificulta o processo de estabelecer o seu nome no mercado de uma maneira mais ampla. Portanto, essa não deve ser a única forma de divulgar o seu trabalho.

Atualmente, o marketing e a publicidade são as melhores maneiras de apresentar e vender o seu negócio para os possíveis clientes. Utilizar redes sociais é uma das melhores formas para investir em seu negócio no início, mas quanto mais o seu negócio cresce, mais será necessário investir financeiramente em ferramentas de publicidade online e offline. O segredo é ter coragem e colocar seu rosto em público: as pessoas querem conhecer você e o seu serviço!

Elaborar uma estratégia levando em consideração os pontos citados acima pode dar uma consistência muito maior no faturamento dos projetos complementares, podendo diferenciar o seu serviço ou sua empresa da concorrência. Conta para a gente, o planejamento estratégico dos seus projetos complementares está em dia? Fala nos comentários!

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