6 dicas para ser mais produtivo no home office

Escrito por fabriciokenyti

18/01/2022

Passar do prazo dos projetos, trabalhar até tarde da noite, ficar com preguiça de trabalhar… Essas são algumas das queixas que quem trabalha de home office costuma fazer com frequência. Mas essa não precisa ser a sua realidade: vamos mostrar nesse artigo que, com organização, você consegue aumentar a produtividade no seu trabalho!

A tendência do home office já vinha dominando o mercado de trabalho há algum tempo, mas sabemos que, com a pandemia do novo coronavírus, esse tipo de trabalho foi muito mais requisitado tanto pelas empresas como pelos trabalhadores. Já que muita gente não podia trabalhar presencialmente, foi preciso se adaptar a essa nova realidade na crise sanitária.

Com isso, surgiram vários desafios para os profissionais, em específico para os engenheiros: falta de uma rotina organizada, projetos atrasados, sono desregulado… O processo de adaptação é longo, e eu passei por todos eles até entender como eu conseguia manter minha produtividade em alta.

Com isso, para ajudar outros profissionais da minha área a se adaptar, eu separei sete dicas para ser produtivo em home office neste artigo. Eu testei todas elas, e é inegável que foi a diferença para eu manter um trabalho de qualidade e continuar satisfazendo as demandas dos meus clientes, mesmo em um período tão complexo como esse que estamos passando. Confira:

1. Crie um ambiente próprio para o trabalho

Sabemos que uma das maiores vantagens de trabalhar em home office é de estar em casa e poder ter uma flexibilidade maior de horários. Mas isso pode ser uma faca de dois gumes: enquanto isso pode ajudar a economizar tempo e dinheiro com o transporte, temos a tendência de começar a trabalhar na cama ou no sofá. E isso vai fazer com que sua produtividade caia muito.

Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar a preguiça bater quando olhar para a cama, como você vai ver nos outros tópicos da lista. O importante é evitar misturar a hora de descanso com a hora de trabalho.

Muitos profissionais que trabalham de home office passaram a investir em escritórios dentro da própria casa. Eles pegam uma sala reservada ou dedicam um espaço dentro do próprio quarto apenas para o trabalho. Nesse cômodo, é indicado que você não coloque camas ou sofás. Caso não tenha como, o ideal é colocar o seu computador de uma forma que você não consiga ver a cama, evitando a vontade de deitar.

Você pode até mesmo se inspirar na forma que outros profissionais andam organizando seu desktop e seu ambiente de trabalho. Quanto mais você investir no seu ambiente de trabalho, mais gosto você terá de trabalhar nele (e vai até mesmo se esquecer da temida cama).

Quando eu passei a trabalhar de home office na minha própria empresa, eu trabalhava no meu quarto. Para aumentar a minha produtividade, eu separei uma área específica para trabalhar, e nessa área eu não tinha sequer como enxergar a cama. Essa é uma das melhores formas que eu encontrei para evitar de vez aquela preguiça que dá na hora de trabalhar em casa.

Toda essa flexibilidade pode representar um problema na hora de saber quando descansar e quando trabalhar. Para isso, a próxima dica pode fazê-lo abrir sua mente nesse aspecto.

Determine quando será o seu descanso

Trabalhar o tempo inteiro, sem pausas, também não faz bem à saúde e não vai fazê-lo render mais no trabalho. Separar um tempo para não fazer nada pode ser aquilo que falta para sua produtividade deslanchar. Por isso, é importante determinar os seus horários de descanso, em que você não vai fazer coisas relacionadas ao trabalho.

No seu tempo de lazer, é importante desenvolver os seus hobbies, fazer coisas que gosta ou simplesmente descansar. Diante de uma época em que muitos profissionais estão sofrendo com a Síndrome de Burnout, é fundamental que você dê muito valor para o seu tempo de descanso. Em caso de necessidade, busque um psicólogo ou um psiquiatra para cuidar da saúde mental.

2. Organize os seus horários

Com tantas distrações dentro de casa, é normal que você não gerencie bem o seu tempo e acabe atrasando seus prazos ou levando mais tempo para finalizar um serviço. Não se desespere: existem várias dicas e técnicas para ajudá-lo a organizar e otimizar o seu tempo de trabalho. Mesmo que você não se considere uma pessoa organizada, a disciplina é o que vai ser o diferencial para uma rotina mais produtiva.

O Método Pomodoro pode ser a técnica que vai fazer a diferença na hora de gerenciar o seu tempo. Ela consiste em trabalhar por 25 minutos com foco total e descansar por 5 minutos. A sua produtividade pode aumentar muito mais com essa técnica. Testa e conta para a gente nos comentários!

3. Faça uma lista de tarefas diárias

Saber o que tem que fazer no dia seguinte vai ajudá-lo a não perder tempo na hora de executar seus serviços. Sem falar que, na correria, é muito comum esquecer de fazer alguma atividade, e isso pode prejudicar o seu rendimento no trabalho.

Você pode fazer isso da forma tradicional: com um lápis e um papel. Liste por ordem de prioridade as coisas que você precisa fazer no dia seguinte, junto com o prazo de entrega delas. Isso serve não só para as coisas importantes, mas também para os pequenos lembretes e detalhes que costumamos esquecer no dia a dia.

Além disso, também existem diversos aplicativos no mercado que podem te ajudar a organizar seu fluxo de trabalho. O Trello, o Evernote, o Pipefy, entre outros aplicativos de CRM podem fazer a diferença na sua produtividade e organização profissional.

Nesses aplicativos, você pode colocar os prazos dos seus projetos, separá-los por um número de identificação, incluir uma lista de tarefas, entre outros. Principalmente para quem trabalha como autônomo de home office, esses aplicativos e softwares podem fazer a diferença tanto na sua qualidade do serviço, como nos índices de satisfação dos seus clientes.

4. Invista na comunicação com seus colegas e clientes

Uma das maiores dificuldades no home office é uma falta de comunicação clara e rápida com colegas de trabalho e clientes, em especial quando não existe uma organização nesse aspecto. Muitas vezes não conseguimos organizar nossas tarefas porque precisamos estar sempre alinhados com nossos colegas e com as expectativas dos nossos clientes. Existem algumas dicas para melhorar a comunicação com os outros colaboradores:

Use o WhatsApp, mas não para tudo

Embora o WhatsApp seja o aplicativo mais usado para esses fins, pode não ser uma ideia tão boa usá-lo sempre, e vou apresentar o porquê. A maioria das pessoas não tem dois chips ou dois celulares para separar a vida profissional da vida pessoal, e isso pode ser bastante estressante. Clientes e chefes mandando mensagens fora do horário comercial são uma das principais queixas dos profissionais que trabalham remotamente.

Outra razão é o armazenamento de informações importantes. No WhatsApp é muito fácil perder informações, mensagens serem apagadas, arquivos serem perdidos no cartão de memória… O ideal é usar essa ferramenta junto com outras, como o Teams e aplicativos semelhantes.

Use a nuvem, ela pode ser sua aliada no armazenamento de arquivos

As nuvens foram, provavelmente, as ferramentas que mais me ajudaram em todo o momento que trabalhei de forma remota. Usando-as você não vai perder seus arquivos caso seu computador queime alguma peça importante ou você simplesmente perca o arquivo.

Porém, se atente na organização dos seus arquivos. Embora as nuvens salvem os dados de maneira permanente, se você não organizá-los pode dificultar no momento em que precisar procurá-los.

Um lado negativo pode ser, também, a necessidade de pagar quando se atinge um certo limite de armazenamento. Para um usuário sozinho, o limite pode ser o suficiente. Porém, quando você trabalha em uma empresa ou com outras pessoas, é bom pensar em investir para ter mais armazenamento. Geralmente não é tão caro, mas é importante levar esse valor em consideração na hora que for gastar.

Essas ferramentas não são só para utilidades, mas também podem ajudá-lo a fazer com que se sinta menos sozinho

Além disso, trabalhar de home office pode ser simplesmente muito solitário. Por isso, investir nessas ferramentas de comunicação acima pode ser essencial para que você se sinta menos sozinho. Investir em reuniões, vídeo chamadas e ligações podem ser os momentos mais interativos do seu dia de trabalho.

Caso tenha algum dia em que precise ficar sozinho, uma alternativa é usar música de ambiente enquanto trabalha. Essas músicas podem ajudar na concentração e existem os mais variados tipos delas no YouTube. Uma indicação é usar sons da natureza, como chuvas, trovões e água corrente, já que elas podem fazê-lo relaxar também.

Lembre-se: o importante é estar sempre em contato com outras pessoas. Não é porque você trabalha online que precisa estar sozinho!

5. Não se cobre tanto!

O período de adaptação é difícil, mas com disciplina e organização, você consegue manter uma rotina profissional saudável. O importante é entender que nem sempre a sua produtividade vai se manter linear, vão ter momentos em que você não vai render tanto, e outros que vai render muito mais.

Busque cuidar da sua saúde mental, seja com terapia, hábitos saudáveis de alimentação, atividade física e de sono. Isso tudo, em conjunto, é o que vai fazer a maior diferença na sua produtividade e na sua saúde em geral. Tem outras dicas para compartilhar com a gente? Comenta aqui embaixo, pode fazer a diferença para outros profissionais!

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